A preocupação com o site da empresa é, hoje em dia, uma das maiores de quem quer se destacar no mercado. Contudo, uma das questões que muitos profissionais do marketing enfrentam na hora de criar ou migrar sua página é saber se a plataforma WordPress representa a melhor escolha.

Neste post, listamos as principais vantagens para você conhecer mais sobre um dos maiores CMSs (Content Management System) da atualidade. Confira!

1. Facilidade na instalação

Ao contrário de muitas soluções para gestão de conteúdo, a plataforma WordPress possui uma instalação bastante simples e rápida (segundo o site oficial, em torno de 5 minutos). Algumas soluções de hospedagem, inclusive, já a oferecem automaticamente.

É preciso apenas atenção aos requisitos do sistema e às recomendações em relação ao suporte da hospedagem. A configuração básica costuma ser suficiente para a publicação de um site funcional. Vale lembrar, porém, que ela pode ser alterada e melhorada e, assim, atender com maior eficiência às necessidades do seu negócio (voltaremos a esse assunto adiante).

2. Otimização do site (SEO)

O Google gosta da plataforma WordPress, você sabia? E não somos nós que afirmamos isso, mas Matt Cutts, especialista de SEO que trabalhou por anos junto a esse mecanismo de pesquisa.

A razão para tanto é simples: o Googlebot — responsável pelo rastreamento da rede do Google — tem uma grande facilidade para varrer o framework do WordPress. Além disso, ele também oferece muitas soluções para questões básicas de SEO sem que seja necessária a contratação de especialistas.

3. Grande capacidade de personalização

Falamos no primeiro item que a plataforma WordPress é simples de instalar e permite muita customização, certo? Agora é hora de se debruçar sobre a questão da personalização.

Dentro dela, você encontra milhares (sem exagero) de plugins — pagos e gratuitos —, que permitem aumentar ou melhorar as funcionalidades do seu site. Com eles é possível inserir uma vitrine virtual, controlar comentários e implementar SEO, entre muitas outras possibilidades.

Na WordPress, você também tem acesso a diversos temas (com filtro de recursos), que atendem aos mais diferentes propósitos para uma página na web.

É por isso que, com um pouco de atenção e planejamento, é possível criar um site único, bonito, dentro dos padrões da sua identidade visual e funcional para o seu negócio.

4. Software gratuito

O código da WordPress é open source, ou seja, livre e gratuito para uso, consulta ou modificação. Ao mesmo tempo ele possui um foco em oferecer 3 aspectos que a maioria dos usuários busca na hora de fazer um site: estética, usabilidade e obediência aos padrões da web.

5. Plataforma WordPress: user friendly

Por fim, mas não menos importante, a WordPress é user friendly. Com ela, o gerenciamento de todas as informações do seu site (incluindo textos, imagens, postagens e páginas) podem ser acessadas de forma fácil e prática por quem tem apenas noções básicas de HTML. Quem trabalha em equipe pode incluir perfis com acessos diferenciado (postagem, edição, administração).

Um benefício-bônus: ao contrário de algumas soluções do mercado que agregam a hospedagem ao gerenciamento da página, com a WordPress você pode migrar o serviço do site sem perdê-lo, garantindo independência sem perda de conteúdo.

Esperamos que você tenha apreciado conhecer um pouco mais sobre a plataforma WordPress e as vantagens ao escolhê-la para seu site. Assine nossa newsletter e receba mais dicas e informações sobre o universo desse CMS.